O projeto prevê ligar os 101 km entre São Paulo a Campinas por ferrovia
O Consórcio C2 mobilidade sobre trilhos, liderado pela empresa Conporte participações, foi o vencedor do leilão da concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, realizado pelo governo do Estado nesta quinta-feira, na B3, em São Paulo.
O projeto prevê ligar os 101 km entre São Paulo a Campinas por ferrovia. O Consórcio foi o único a apresentar proposta para o leilão.
O Trem Intercidades tem investimento previsto de 14, 2 bilhões de reais. O contrato de concessão será de 30 anos.
O vencedor ofereceu 0,01%, o maior desconto percentual de contraprestação financeira máxima que o governo paulista vai pagar ao longo dos 30 anos, cerca de 8 bilhões de reais.
Não houve outras propostas como esperava o governo do estado. Havia expectativa de que a CCR participasse com um lance.
O consórcio vencedor irá operar o serviço expresso com viagens de 1 hora e 4 minutos, e tarifa a 64 reais.
A velocidade média será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h, o que fará do trem o mais rápido do Brasil. em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageirosA viagem deve levar, em média, uma hora e quatro minutos.
O projeto apresentado pela gestão Tarcísio de Freitas envolve três serviços. Além do trem de média velocidade, o edital também prevê a criação de um trem parador, ligando Jundiaí a Campinas, e a concessão da linha 7 Rubi da CPTM.
As obras devem durar cerca de sete anos, com as primeiras viagens das linhas paradoras previstas para 2029, e o início da circulação do trem expresso em 2031. A previsão é que o sistema transporte 550 mil pessoas por dia
No hay comentarios:
Publicar un comentario